Nos dias de hoje, uma das plataformas mais usadas para difundir conhecimento são os vídeos. Sejam eles longos ou curtos, são usados para abordar qualquer tipo de tema.
Mas os vídeos vão além do aspecto estético visual, a informação contida na fala da pessoa é o que mais importa, por isso foi criada a transcrição de vídeos.
É possível encontrar qualquer tipo de informação em tutoriais no YouTube, por exemplo, desde aprender a fritar um ovo até mexer em peças de um computador. O usuário tem acesso à informação, gratuitamente, por um toque. Entre as informações encontradas, estão as transcrições de vídeos.
Como as transcrições de vídeos ajudam as empresas?
Com o avanço da tecnologia, as empresas aprenderam que era necessário passar suas informações e serviços para a, então nova, plataforma. Com o conteúdo online, em vídeo, o público atingido é muito maior. E encontrar algum tipo de produto ou serviço ficou extremamente mais fácil.
Entretanto, o formato de vídeo ou áudio não é o ideal para todos, na correria do dia-a-dia, muitas pessoas não possuem tempo ou possibilidade de assistir vídeos.
Então a transcrição de vídeos consegue transmitir a mesma informação, mas em outro formato, abrangendo um grupo maior de pessoas do mesmo público alvo.
Utilizar esses artifícios, tanto vídeos, áudios e transcrições, que são ideais para qualquer tipo de empresa, seja ela grande ou pequena.
Por que fazer uma transcrição de vídeo?
Para atingir o público alvo desejado com sucesso, é preciso entender o motivo de fazer isso. Quando se fala em posts de internet, o vídeo terá muito mais chances de chegar ao topo das pesquisas se possuir uma transcrição de vídeo.
Isso acontece porque canais que vinculam vídeos, como YouTube, Vímeo e o Google conseguem realizar uma melhor leitura do conteúdo e, com isso, é possível identificar qual é a palavra-chave do vídeo. E com ela, você consegue atrair novos clientes para seu negócio.
Além disso, a transcrição de vídeos oferece ao público alvo um tipo de informação de fácil absorção. Em um texto fluido e de fácil leitura, o usuário consegue entender a mensagem que a empresa quer passar.
Como fazer transcrições de vídeos
Basicamente, qualquer pessoa pode fazer transcrição de vídeo ou áudio, basta ter algum player de áudio ou de vídeo e ter um papel ou um editor de texto no computador como o Word para escrever ou digitar o que está sendo dito no áudio.
Mas, para fazer uma transcrição de qualidade, é necessário confiar em empresas especializadas no ramo. A Transcrito Já realiza as transcrições de vídeo pensando no que cada cliente precisa. Isso é perceptível através da filosofia da empresa: “a melhor transcrição de áudio é aquela que é a melhor para o cliente”.
Há clientes que preferem uma transcrição de áudio mais simples, pois não precisa de todo o conteúdo, e sim só ter a linha principal do que está sendo dito. Ao mesmo tempo, há clientes de transcrição de vídeo ou áudio que precisam detalhadamente de cada vírgula e de cada interjeição minimamente detalhada do áudio para que possam fazer uma análise textual do conteúdo que as pessoas estão falando.
É preciso primeiro entender quais as necessidades que o cliente possui para então entender como a transcrição de áudio deve ser feita.
Caso o cliente não tenha tempo de realizar a sua própria transcrição de vídeo, ainda pode contar com empresas como a Transcrito Já, que terceiriza esse serviço e entrega o material devidamente transcrito em menos de cinco dias e até mesmo em menos tempo, dependendo da necessidade e do que foi previamente acordado entre as partes.
A empresa está preparada para ajustar o modelo de transcrição de áudio para a demanda do usuário, de forma que o serviço final traz um enorme ganho de produtividade ao cliente.
Degravação ou transcrição de vídeos.
Degravação de áudio normalmente significa a reprodução exata, incluindo a forma que a pessoa falou, do áudio em texto. Assim, erros de português são reproduzidos, por exemplo. Essa modalidade também é conhecida como transcrição “ipis litteris”, que em latim quer dizer “literalmente” ou “nas mesmas palavras”. É por isso que muitas vezes esse tipo de serviço também é chamado de transcrição literal.
É importante ressaltar que apesar de manter uma fidelidade ao áudio, a degravação usualmente possui padronizações para determinados elementos sonoros que não possuem uma representação direta por escrito.
Esses elementos normalmente expressam negações, dúvidas, concordâncias. Além disso, geralmente são representados como “aham”, “uhum”, “hum”, entre vários outros.
Em suma, a degravação é um serviço que transforma o áudio em texto de uma forma fiel ao que foi falado. É um serviço extremamente importante e útil para o meio jurídico e policial.
Já a transcrição de áudio normalmente pode significar, além da degravação pura, passar o conteúdo de um áudio para texto, mas respeitando algumas formas específicas que buscam simplificar o resultado final.
Já conhece a TranscritoJá?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a transcrição de vídeos, que tal conhecer o trabalho da TranscritoJá? Você vai encontrar a melhor opção para a necessidade da sua empresa, com profissionais de qualidade e trabalho sério. A transcrição de vídeos bem feita trará muito retorno e ampliará seu mercado consumidor.
Entre em contato conosco! Estamos sempre prontos para lhe atender.
Para receber mais conteúdos e dicas, não esqueça de seguir a Transcrito Já no Instagram e no Facebook.