Futuramente iremos falar sobre como escolher microfones para vídeo, os principais de cada categoria, o uso indicado e algumas dicas. Hoje, no entanto, vamos avançar um pouco e falar sobre os tipos de gravação e programas de tratamento de áudio.
Gravação Interna x Gravação Externa
A escolha de um microfone adequado depende da aplicação (gravação x reforço de som), das condições acústicas, da distância de trabalho exigida e do tipo de som que se deseja obter.
Para as gravações internas, em ambientes com boas condições acústicas, microfones omnidirecionais, adequadamente posicionados, podem preservar o som do local de gravação e muitas vezes são preferidos por sua resposta plana e isenção de efeitos de proximidade.
Já para as gravações externas, os microfones direcionais são uma boa opção. Eles podem eliminar ruídos indesejáveis, diminuir os efeitos da reverberação e aumentar o ganho antes da realimentação. No entanto, os microfones omnidirecionais normalmente resistem melhor ao ruído do vento, a ruídos mecânicos ou de movimento do que os microfones direcionais. Os microfones omnidirecionais também são menos suscetíveis aos “estalos” causados por certas consoantes explosivas na fala.
Programas de tratamento de áudio
- Audacity
Audacity é um editor livre, de múltiplas faixas, gravador de áudio para Windows, Mac OS X, GNU/Linux e outros sistemas operacionais. A interface está disponível em vários idiomas.
Prós:
– Fácil de navegar, principalmente para usuários de Windows;
– Quantidade ilimitada de “desfazer”;
– Localizador de batida;
– Removedor de ruído;
– Código aberto;
– É gratuito.
Contras:
– Alguns comandos não são muito intuitivos;
– Os resultados dos efeitos podem variar;
– As faixas não são facilmente arrastadas e largadas; cada faixa tem que ser movida individualmente para cima ou para baixo;
– A funcionalidade multi-faixa é limitada e pode ser melhorada;
– Programas comerciais têm melhores características de funcionalidade mais avançada.
- Sound Forge
O Sound Forge é um editor avançado e o único software que você precisa para fazer qualquer edição de áudio. Você pode gravar até 32 canais de áudio simultaneamente em 64 bits / 192 kHz de áudio. Ele tem capacidade de edição de áudio preciso, com a capacidade de converter as regiões a eventos, marcadores de eventos de bloqueio, marcadores região, e pontos de envelope para eventos. Tem também uma gama completa de efeitos e plug-ins de processamento de sinais.
Prós:
– Grande variedade de efeitos de reverberação realistas;
– Preço justo;
– Capacidade de capturar seus próprios sons;
– A interface é totalmente personalizável e fácil de navegar;
– Suporte a diversos formatos de entrada e saída, tornando possível criar e editar praticamente qualquer tipo de arquivo de áudio.
Contras:
– É pago;
– É necessário um processador pesado para realizar uma operação em tempo real;
– Não apresenta efeito de encadeamento ou processamento em lote de arquivos;
– Os plugins iZotope não são tão bons;
– O suporte pós-vendas poderia ser melhor.
- Wavepad
O Wavepad é um editor de áudio e música profissional para Windows e Mac. Ele permite que você grave e edite música, voz e outras gravações de áudio. Ao editar arquivos de áudio, você pode cortar, copiar e colar partes de gravações e, em seguida, adicionar efeitos como eco, amplificação e redução de ruído. Ele funciona como um editor de wav ou mp3, mas também suporta uma série de outros formatos de arquivo, incluindo vox, gsm, wma, áudio real, au, aif, flac, ogg, e muito mais.
Prós:
– As ferramentas de redução de ruído fazem um ótimo trabalho na remoção de zumbidos indesejados e chiados de suas gravações;
– Possui uma interface de usuário totalmente personalizável que ambos, profissionais e usuários iniciantes, vão apreciar;
– Mais de quarenta tipos de formatos de arquivo para escolher;
– Biblioteca com mais de 1000 sons para escolher;
– Completamente equipado com filtros e efeitos sonoros.
Contras:
– As barras de ferramentas flutuantes ficam no caminho do seu fluxo de trabalho;
– O programa leva muito tempo para apresentar o áudio, depois de removidos os estalos e estouros da nossa amostra de áudio;
– Não tem capacidade de processar arquivos em lote;
– É pago.
- Adobe Audition
Mixe, edite e crie conteúdo de áudio com um conjunto de ferramentas abrangente, que inclui visor de várias trilhas, em forma de onda e de espectro. O Adobe Audition é uma poderosa estação de áudio e foi desenvolvida para acelerar os fluxos de trabalho de produção de vídeo e finalização de áudio, bem como fornecer uma mixagem refinada com som puro.
Prós:
– Sólido conjunto de efeitos e ferramentas de restauração;
– Suporta superfícies de controle;
– O editor de forma de onda dentro do Adobe Audition é uma ferramenta poderosa para editar áudio e remover sons indesejados;
– Grande capacidade de gravação multi-faixas;
– Possibilidade de exportar diretamente para o Sound Cloud.
Contras:
– Não há suporte MIDI;
– A interface requer ficar alternando entre as visualizações;
– Incapaz de converter formatos de arquivos de vídeo DV para arquivos de áudio;
– É pago.
- Mixcraft
O Mixcraft é a estação de trabalho de áudio digital do músico, a aplicação ideal para a criação de músicas com qualidade profissional, misturas e vídeos com facilidade.
Prós:
– Fácil de navegar;
– Versátil;
– Fácil de colaborar através de programas;
– Fácil de personalizar.
Contras:
– Não é compatível com os sistemas operacionais Mac;
– É pago;
– Precisar de mais recursos para gravar;
– Você pode obter a maioria dos plug-ins que o software oferece gratuitamente.
- Goldwave
É um editor digital altamente avaliado, direcionado a pessoas que trabalham profissionalmente com áudio. O Goldwave é totalmente equipado para fazer tudo, desde a gravação e edição mais simples até os mais sofisticados processamentos de áudio, restauração, melhorias e conversões.
Prós:
– Suporta uma ampla gama de formatos de áudio;
– É possível aplicar efeitos diferentes e interessantes aos arquivos de áudio;
– É possível remasterizar antigos vinis ou fitas.
Contras:
– Mesmo com o alto número de recursos, os usuários avançados podem quer algo mais complexo;
– O painel de controle flutua e pode ficar no caminho de sua janela de edição de áudio, se você não tem dois monitores.
Esse não é nosso único post sobre gravação de áudio. Vale ressaltar que já discorremos mais profundamente sobre outros sete aplicativos de gravação, como gravar áudios sem ruídos, alguns equipamentos básicos e como escolher seu microfone.
Esses posts lhe trarão mais informações preciosas, para que você não falhe mais quando precisar gravar! Fique à vontade para navegar pelo nosso blog e aprender um pouco mais sobre gravações!
Já conhece a TranscritoJá?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre tipos de gravação e programas de tratamento de áudio, além dos melhores caminhos a se seguir para elaborar uma boa gravação, que tal conhecer os serviços oferecidos pela Transcrito Já?
Entre em contato conosco! Estamos sempre prontos para lhe atender.
Para receber mais conteúdos e dicas, não esqueça de seguir a Transcrito Já no Instagram e no Facebook.