A equipe da Transcrito Já também trabalha com diagramação. Esse serviço está presente em diversos lugares da nossa vida, mas muitas vezes não é notado, muito menos reconhecido.
Muitos nem sabem o que é diagramar um arquivo, para que serve a diagramação e porque ela é importante. Saiba o que é diagramação, quando você deve buscar esse serviço e exemplo de onde você encontra diagramações em sua vida.
O que é diagramação?
A diagramação se trata de uma arte (ou técnica) de distribuir os elementos gráficos de acordo com o espaço delimitado oferecido, geralmente uma página impressa ou veiculadas por meio da internet. Em mídias digitais, a diagramação é a estruturação de um layout.
Essa distribuição de elementos, entretanto, não é feita de forma aleatória. Quem está realizando a diagramação segue uma série de informações fornecidas por editores e diretores de arte.
Mas a diagramação tem qual finalidade? O objetivo de diagramar é organizar esses elementos gráficos (textos, imagens, vídeos, etc.) para passar as informações de uma forma organizada e fácil para que o leitor entenda, sem que haja saturação ou excesso de elementos e que proporcione um conforto visual.

Saiba o que é diagramação e qual a sua importância.
Onde encontrar diagramações?
A diagramação pode ser encontrada nos jornais, revistas, livros, mídias digitais, etc. Imagine uma revista, tudo nela, da capa até a última página, precisou ser diagramada.
A capa sempre contém uma imagem, uma chamada para a matéria principal, geralmente com um tamanho de letra maior, algumas vezes com uma cor diferente, para chamar a atenção, e outras chamadas com menor destaque. Obviamente, é possível ter outros tipos de capa.
Em uma reportagem, é mais difícil exemplificar, porque a diagramação se trata de uma técnica criativa, então podem ser feitas de inúmeras formas, de acordo com a pauta da matéria e tamanho de texto, elementos gráficos envolvidos, etc.
Nas mídias digitais, também há diagramação, podendo ou não ser mais criativa ou ousada do que mídias impressas, como os jornais e revistas.
A diagramação também existe na hora de finalizar livros.
Princípios básicos da diagramação
- A diagramação, como um todo, é um trabalho que não pode ser feito sozinho. Antes da diagramação de fato, é necessário haver um certo planejamento, passar as informações de forma correta, revisões, etc. Envolvem diretor de arte, editores, diagramadores, fotógrafos, entre outros.
- Editores e diretores de arte ditam como deve ser feita a diagramação, por meio de diretrizes editoriais e artísticas que irão formar a identidade visual e corporativa da publicação.
- A cada publicação, é necessária a análise dos conteúdos para determinar a ordem das informações, o que tem mais prioridade e o que pode ter menos destaque.
- A dinâmica descrita no tópico anterior forma o primeiro princípio básico da diagramação: a hierarquia da informação. Essa hierarquia está associada a outro princípio, o da forma e conforto visual.
- Os instrumentos usados para a diagramação também entram na categoria dos princípios. Essas ferramentas precisam ser usadas de forma que obtenha conforto visual, sendo elas: contiguidade, alinhamento, simetria, assimetria e contraste. Cada publicação demandará pelo menos um desses instrumentos.
Por que devo contratar um diagramador?
É possível fazer a diagramação por conta própria e exatamente por isso muitos se perguntam por que devem contratar um diagramador.
Simples, porque ao tentar fazer a diagramação por conta própria, as chances do seu trabalho ficar com um aspecto amador são grandes. Por não conhecer os princípios da diagramação, acaba não sabendo o que fazer, não sabendo quais fontes escolher, onde colocar as fotos, tamanho de letra e assim por diante.
Ao contratar um diagramador profissional, você pode explicar e planejar com ele como deseja que sua publicação fique e acompanhar de perto um trabalho muito mais profissional, que vai passar credibilidade e seriedade a você.
O diagramador profissional saberá entender suas necessidades e distribuirá seu conteúdo de forma atrativa para seus leitores, trazendo benefícios e lucro para você.

Exemplo de uma diagramação com o mesmo tema, mas em diferentes formatos.
Imagine a seguinte situação: você escreveu um livro, mas não sabe como diagramá-lo, qual será o tamanho da letra, a fonte, quantas páginas terão.
Acrescente imagens nessa simulação. Obviamente, na tentativa de economizar recursos, provavelmente você pensará em fazer a diagramação sozinho(a), mas não seria uma decisão sábia.
Ao contratar um profissional, ele saberá todas essas informações e deixará sua obra do jeito que você deseja, de uma forma que não pareça amadora.
A aparência conta muito para as vendas, um livro que parece amador e mal feito não chamará a atenção de leitores. Livros confusos, cheios de elementos gráficos também não agradarão aos clientes.
A mesma coisa se aplica em jornais ou revistas. O segredo é possuir uma aparência que não confunda o leitor, você precisa passar a informação que deseja sem sobrecarregá-lo.
É fácil encontrar diagramadores profissionais, tanto independentes quanto empresas especialistas no assunto.
Já conhece a TranscritoJá?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre diagramação, que tal conhecer os serviços oferecidos pela Transcrito Já?
Entre em contato conosco! Estamos sempre prontos para lhe atender.
Para receber mais conteúdos e dicas, não esqueça de seguir a Transcrito Já no Instagram e no Facebook.