O post de hoje é para você que deseja gravar seus próprios vídeos de música, fazer cover dos seus artistas preferidos, ou qualquer outro tipo de gravação, seja ela interna ou externa.
É importante lembrar que já discorremos sobre outros assuntos muito importantes para efetuar uma gravação de qualidade, como softwares de gravação de áudio, qual microfone utilizar e de que maneira gravar áudios sem ruídos.
Equipamentos básicos para gravar áudio
Os equipamentos básicos para gravar áudio são: um computador e uma placa de áudio. A placa vai captar o seu áudio e o computador vai processá-lo.
Você pode utilizar um PC ou um notebook, dependendo das configurações e do que você quer.Vamos usar como exemplo um notebook de 2 GH de memória, 500 GB de HD, e processador Core 3. Indicamos, no entanto, uma máquina com pelo menos 4 GH de memória, para processar melhor os vídeos.
Vamos utilizar a placa de áudio da M-Audio Fast track C400, que já foi substituída pela própria marca por um modelo mais recente, mas que ainda é uma boa indicação.
Essa placa possui duas entradas, o que possibilita que se grave, simultaneamente, diretamente do instrumento e por meio do microfone.
Para quem não vai gravar em multipista, é indicado gravar com pelo menos duas entradas de áudio.

Um dos equipamentos básicos para gravar áudio é a placa de áudio. Usamos como exemplo um modelo da M-Audio com duas entradas.
Outro equipamento básico para gravar áudio é o software. Existem vários disponíveis, como o Cubase SX 3, o Cubase 8, e outras versões mais avançadas como o 10, o 20, o 30. Há ainda o Protheus, o Logic e o Nuendo.
Há muitas pessoas que fazem trabalhos maravilhosos com o Cubase ou o Sony Vegas, por exemplo, e outras que não conseguem fazer um bom som com o Logic, o Protheus ou o Mac book.
O mais importante é o seu ouvido, o que você vai conseguir extrair do seu programa. Se você não tem uma máquina muito boa, como a do nosso exemplo, o Cubase é uma boa opção, por ser um programa leve e que roda bem, além de ser fácil de usar.
Outra dica importante é ter um HD externo para backup. Sempre pode ocorrer algum erro ou problema no seu computador e assim você tem seus arquivos salvos.
Além disso, existem HDs virtuais, como o Dropbox, o One Drive e o 4shared, por exemplo.
Como configurar um dos principais equipamentos para gravar áudio: a placa de áudio.
Depois de adquirir os equipamentos básicos para gravar áudio, sua placa de áudio e sua interface, é preciso aprender a utilizar o software.
Vamos utilizar aqui o Cubase SX 3, que já está um pouco atrasado, mas que ainda assim é um bom software para gravações que não utilizam multipistas.

O software é outro dos equipamentos básicos para gravar áudio. O Cubase SX 3 será usado como exemplo por ser um programa leve e fácil de usar.
Vamos aprender a endereçar a placa para o software, ou seja, configurar nossa placa de acordo com o nosso software.
Primeiramente, você deve plugar a sua interface de áudio USB no seu computador ou notebook, e instalar os drivers, caso seja necessário.
Ao abrir o Cubase SX 3, há uma tela inicial, com alguns comandos na parte de cima. Você deve clicar em devices, depois em devices setup, o que vai abrir uma aba (VST audiobay).
Esse é justamente o local onde estão as configurações do software de acordo com as interfaces de áudio, ou interfaces de mídia, que você pode ter, um controlador, ou um teclado, por exemplo.
A aba aberta mostra qual será sua entrada de áudio, ou seja, por onde o som vai entrar no software.
São mostradas, aí, várias opções, tais como Asio, que é um driver usado para minimizar a latência; e a Fast track C400, que é a placa que estamos usando como exemplo. Nós selecionamos manualmente, então, a nossa placa na aba VST audiobay.
O programa vai pedir que seja feita a mudança de driver, clicando em switch. Pronto, sua placa já está endereçada e já podemos começar nosso projeto.
Vá em file e, depois, em new project. Há várias edições pré-definidas pelo Cubase, como mid (como música para filmes), stereo, masterização para CD, etc.
Indicamos a opção empty (vazio) em que você configura de acordo com o que necessita.
Quando instalado, o Cubase abre uma pasta no seu computador. Mas você pode direcionar suas imagens, seus arquivos, seus projetos, seus tracks para o local que escolher. Deixando isso já predefinido, fica mais simples e organizado o trabalho.
Ainda na tela inicial do Cubase, direcionamos as entradas de linha, conforme o que se está utilizando, se microfone ou algum instrumento, e de acordo com a placa.
O programa reconhece automaticamente o número de canais da placa, ou seja, se a sua placa tem um canal, só vai ser possível endereçar a um canal, se ela tem dois canais, será possível direcionar a dois canais e, assim, sucessivamente.
Clicando com o botão direito, clique em audiotrack e depois em add audiotrack (adicionar faixa de áudio), e escolha a configuração de acordo com sua placa.
Se for utilizar somente um instrumento, usa-se mono, mas há a opção stereo, dentre outras. Selecione a opção e clique em ok.
Se sua placa tiver dois canais, pode ocorrer de você ter ligado seu instrumento ou microfone no canal 1, por exemplo, e o programa estar endereçado para o canal 2.
Para fazer essa mudança, use o comando in, que indica em qual entrada da placa a track que você adicionou está.
Na placa que usamos de exemplo, a M-Audio C400, as duas entradas frontais estão indicadas como left e right. A saída dessa placa é uma só. Em outras placas, isso estará indicado.
Ative a opção de monitoramento, que é o retorno. Ao ativá-la, é possível ouvir o que está sendo gravado.
Para gravar um cover, por exemplo, você escolhe uma música, clica com o botão esquerdo e a arrasta para o Cubase, adicionando-a.
O Cubase vai carregar a faixa. Depois disso, você pode usar a ferramenta de zoom, para observar melhor a track.
Na parte superior estará a faixa que será gravada e na inferior a faixa original. É importante selecionar corretamente a faixa que está endereçada ao seu instrumento, para que não aconteça de fazer a gravação por cima de outro áudio.
Mais opções do Cubase, um dos principais softwares para gravar áudio
Durante o processo de gravação, é interessante saber que há alguns atalhos do teclado numérico úteis. O asterisco é usado para gravar, o zero dá pausa, e a vírgula recomeça a faixa.
Depois de clicar em rec (record) e gravar seu áudio, é necessário um pequeno processo de mixagem. O atalho para isso é o F3, que abre alguns canais semelhantes aos de uma mesa de som analógica.
Com esses comandos, é possível balancear os volumes, mexendo em um e em outro até encontrar o ideal. A indicação aqui é deixar o audition padrão; a fasttrack zerada; a saída de fone da placa na opção flat; e, no PC, ou notebook, a saída de fone em 100%.
Depois você pode equalizar a faixa, usando o comando equalizer ou a curva de equalização.
O equalizer possui o agudo, o médio agudo, o médio grave e o grave. Com ele também é possível fazer alguns cortes de frequência e alguns inserts.
Os inserts, que já vêm pré-definidos pelo Cubase, são ferramentas utilizadas para modificar o som que foi produzido.
São várias as opções: delay; Direct X; distortion; dynamics; autocage; autolevel, etc. O VST dynamics, por exemplo, dá uma pequena compressão. Para usar melhor esses comandos você deve testá-los, adquirindo prática e se familiarizando com eles.
Após editar e equalizar, vamos finalizar a gravação, transformar tudo em uma faixa só. Primeiramente, selecione as duas faixas, se não o programa irá exportar apenas uma delas.

Finalizar a gravação de forma correta é tão importante quanto escolher os equipamentos certos para gravar seu áudio.
Vá até file, depois em export, e depois em áudio mixdown. Serão abertas outras opções e indicamos escolher new wave, porque o som vem real, sem nenhum tipo de alteração.
Salve, deixando as configurações padrão: wave, chanels stereo, resolução de 16 bits, 44 mil e 100 quilohertz, fast track. É importante salvar em qualidade wave, pois quando se salva em mp3, perde-se muito em qualidade.
Finalmente, após a mixdown, sua faixa está pronta para ser mixada com o seu vídeo.
Já conhece a TranscritoJá?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre como escolher os equipamentos básicos para gravar áudio e os melhores caminhos a se seguir para elaborar uma boa gravação, que tal conhecer os serviços oferecidos pela Transcrito Já?
Entre em contato conosco! Estamos sempre prontos para lhe atender.
Para receber mais conteúdos e dicas, não esqueça de seguir a Transcrito Já no Instagram e no Facebook.