O post de hoje da Transcrito Já é essencial para quem trabalha com captação de áudio de alguma forma, seja desenvolvendo vídeos para internet, para televisão ou até mesmo como hobby. Vamos te ensinar como gravar áudios sem ruídos, identificando os principais problemas e oferecendo soluções ao seu alcance.
Vale ressaltar que já tratamos de diversos outros temas que interferem diretamente na qualidade da sua gravação, como quais equipamentos básicos utilizar, tipos de gravação e programas de tratamento de áudio, como escolher o microfone, além de alguns softwares de gravação de áudio.
Qual é o seu propósito?
Antes de qualquer coisa é muito importante que você tenha consciência do seu propósito ao gravar áudios, porque isso vai te ajudar a discernir de maneira eficaz quais aspectos você deve priorizar, principalmente quando se trata da questão qualidade e preço.
Por exemplo, se você trabalha com o desenvolvimento de vídeos profissionalmente, talvez seja mais interessante e benéfico em longo prazo fazer um investimento em um material de qualidade, que é geralmente mais caro. Por outro lado, se você faz isso apenas como hobby, há alternativas economicamente mais viáveis e que podem melhorar consideravelmente a qualidade da gravação do seu áudio.
De onde vem o ruído?
Genericamente, o ruído é uma pequena interferência que o microfone consegue captar, mas que não existe realmente. Ele é provocado pelo aparelho que está sendo utilizado na gravação, causando poluição sonora e, consequentemente, comprometendo a qualidade do seu áudio.
O que pode causar o ruído e como resolver
Existem vários fatores que podem ocasionar ruído na sua gravação, portanto, vamos nos ater aos mais recorrentes e suas soluções.
Como gravar áudios sem ruídos?
1. O microfone
A qualidade na captação do áudio, através de um microfone, depende muito das peças com que ele foi construído. Obviamente, se você comprar um microfone muito barato é improvável que a qualidade seja boa. No entanto, isso não significa que você precisa gastar uma quantidade exorbitante de dinheiro. É possível comprar bons microfones por um preço razoável ou obter uma melhora sensível nesse aspecto com algumas dicas que daremos a seguir.
Um exemplo bem expressivo são os telefones celulares. Quando você acessa o aplicativo de gravação nos celulares mais simples – não estamos falando de smartphones aqui – e começa a gravar, ele tem um ruído péssimo. Em seguida, ao passar para o computador, você percebe que o ruído é maior ainda.
O responsável por desenvolver esse tipo de celular prioriza outras funções ao invés do áudio, pois é dessa forma, reduzindo custos supérfluos na produção, que é possível entregar ao consumidor um celular por um preço baixo. Uma pessoa que compra um celular desses não o quer apenas para gravar áudio, caso contrário, compraria um gravador e não um celular.
Já os smartphones, que são bem mais caros que os celulares comuns, têm uma qualidade ótima, quase sem ruído, justamente porque a empresa investiu mais dinheiro em peças para poder colocar um bom dispositivo de gravação no celular, que é proporcionalmente refletido no seu valor final, como já pontuamos.
Solução: Comprar um bom microfone já ajuda. Se possível use um editor de áudio, como o Audacity, que podem fazer o ruído ficar imperceptível. Essa é a melhor solução para quem for gravar vlogs.
A segunda opção é um comprar um gravador. É útil para quem grava fora de casa e não tem um computador por perto ou não quer depender dele para capturar o áudio.
Outra possibilidade é comprar uma câmera profissional, não uma semi-profissional. Apesar de cara, a Canon T3I tem uma boa qualidade de vídeo e áudio, além de não ser muito grande.
2. A placa mãe
Todo computador possui uma placa mãe, que é a parte do computador responsável pela interconexão de todos os componentes, como o processador, o disco rígido etc. Além de permitir o tráfego de informação, a placa mãe também alimenta alguns periféricos com a energia elétrica que recebe da fonte de alimentação.
Usualmente, as pessoas não investem muito em placa mãe. Privilegiam o processador, a memória, a placa de vídeo… Há dois fatores que contribuem para que isso aconteça: um computador mais simples, para um usuário comum, pode abrir mão de algumas tecnologias para melhor adequar os custos e ainda assim cumprir as expectativas; o outro fator é que, para escolher uma placa mãe adequada às suas exigências, o consumidor precisará dominar alguns termos e aspectos tecnológicos.
Tendo isso em mente, a sua placa mãe pode não ter a qualidade de áudio que você queira. Infere-se que as empresas optam por investir mais na parte do fone de ouvido, para você escutar, do que no microfone, pois elas visam o consumidor comum, que é quem vai comprar mais. Então, assim como a indústria telefônica, eles não investem tanto nessa parte de áudio, nessa parte do microfone, porque é um interesse relativamente específico.
Solução: Compre uma placa de som. Essa é a alternativa menos viável, pois é um componente caro e a maioria das placas-mãe atuais vem com placa de som integrada. Isso reforça a importância de escolher uma placa-mãe de boa qualidade.
3.Sistema operacional e/ou programas instalados
Frequentemente, o computador e o microfone são bons, mas o computador não está configurado adequadamente.
Solução: Usaremos o Windows para explicar como resolver isso. Vale lembrar as versões mais recentes desse sistema operacional são um pouco diferentes entre si. Para reconfigurá-lo clique em iniciar, depois em painel de controle. Selecione a opção hardware e som. Clique em som e, em seguida, clique em gravação. Selecione o microfone desejado e altere a qualidade para “estúdio”, cerca de 2 mil hertz. A melhora é quase imperceptível, mas certamente melhor do que antes.
Já conhece a TranscritoJá?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre como escolher os equipamentos básicos para gravar áudios sem ruídos e os melhores caminhos a se seguir para elaborar uma boa gravação, que tal conhecer os serviços oferecidos pela Transcrito Já?
Entre em contato conosco! Estamos sempre prontos para lhe atender.
Para receber mais conteúdos e dicas, não esqueça de seguir a Transcrito Já no Instagram e no Facebook.