E aí caros leitores. No post de hoje iremos falar sobre como a transcrição de áudio pode otimizar sua pesquisa.
FASES DA ENTREVISTA
A transcrição de áudio pode ser entendida como uma das três fases da entrevista. Na primeira fase, ocorre a elaboração de um roteiro de entrevista. A segunda fase é a entrevista propriamente dita, ou seja, o processo de coleta de dados. A transcrição será a terceira fase do processo.
No contexto da coleta de dados – entrevista – somente o pesquisador/entrevistador é quem irá reter essa vivência, portanto, é apenas através do processo de gravação e transcrição que outra pessoa, que não tenha participado da entrevista, conseguirá internalizar as várias outras informações verbais ou não verbais que ali ocorreram.
NÃO MUTILE SUA ENTREVISTA

A transcrição é muito importante para a padronização.
É possível que o leitor esteja pensando que pelo fato do entrevistador ter realizado a entrevista, só ele conseguirá relatar, em forma de texto, toda a informação verbal e não verbal, como por exemplo, entonações, pausas, linguagem corporal, dentre outras.
Porém, devemos lembrar que atualmente os pesquisadores tem trabalhado em grupos de pesquisa ou em redes de pesquisa, onde alunos de doutorado, mestrado, e iniciantes em pesquisa, como alunos de graduação engajados em iniciação científica também participam do processo.
Dessa forma, quando o projeto de pesquisa é feito em grupo, é preferível que seja contratado uma empresa especializada no processo de transcrição, para que a mesma possa realizar uma degravação de maneira padronizada para que todos possam entender o panorama geral do projeto.
Como a transcrição de áudio pode otimizar sua pesquisa
Mesmo quando a pesquisa é feita por apenas um indivíduo, um ponto muito importante que vale a pena ser ressaltado é o fato de que um pesquisador pelo fato de estar muito focado e envolvido com o objetivo da pesquisa, ou até mesmo por falta de experiência, poderá transcrever apenas as partes que contenham trechos de maior interesse e desprezar os demais, ou seja, poderá ocorrer o que chamamos de mutilação das informações.
O princípio básico para construir uma boa análise é partir de uma transcrição integral do que foi dito, na qual todas as verbalizações são transcritas.
É o que chamamos de transcrição literal da fala, onde as pausas, entonações e vícios de linguagem serão anotados. Tudo o que foi falado pelo pesquisador e pelo entrevistado será transcrito.
Devemos lembrar que o processo de entrevista ocorre em um contexto de interação verbal e social. A pergunta que no roteiro está na forma escrita será feita pelo entrevistador com entoação, ênfases e pausas que podem influenciar a resposta do entrevistado.
Se o verdadeiro objetivo da pesquisa é entender o porquê daquela resposta devemos priorizar o maior número de dados possíveis e por isso é de extrema importância para o sucesso da pesquisa que um transcritor especializado realize a degravação do áudio, além de que isto ainda irá contribuir para “desafogar”o pesquisador que poderá concluir seu trabalho em um intervalo de tempo menor do que o previsto.

A riqueza dos dados faz-se importante em pesquisas.
Nesse post mostramos como a transcrição de áudio pode otimizar sua pesquisa de uma forma muito vasta. Esperamos que você tenha sanado suas dúvidas e tenha aprendido mais sobre esse tema tão atual.