Você gosta de assistir a séries e filmes no computador? Ou até curtir seus momentos de lazer na internet pesquisando por curiosidades e vídeos no geral? Seja você um mero espectador ou até mesmo um produtor de conteúdo, é bastante provável que você tenha contato com conteúdos em vídeo que vão além da língua portuguesa. O consumo de materiais estrangeiros só se tornou acessível para diversos públicos graças ao advento da legendagem, que são possíveis graças ao arquivo SRT.
Nós já falamos por aqui sobre a importância de se legendar vídeos na internet. Para quem produz conteúdo no ambiente online, disponibilizar os materiais em outros idiomas é fundamental para torná-los um produto global e atrair mais visualizações. Mas afinal, você sabe como implementar legendas em um vídeo? Quais são os programas mais comuns a serem utilizados para ler legendas?
No texto de hoje, vamos apresentar a você as principais características dos arquivos SRT, a melhor maneira de ler o arquivo e como utilizar essa ferramenta para legendar vídeos na internet. Vamos nessa?
O que é um arquivo SRT
A sigla SRT é também conhecida como SubRip Subtitle, uma extensão de arquivo de texto usada para a legendagem em vídeos. O arquivo SRT é leve e pode ser aberto e editado em vários programas de edição de texto, até mesmo os mais simples – como o Bloco de Notas.
Ele é considerado uma ferramenta de extensão porque serve como um complemento de determinado áudio ou vídeo. Uma das maiores vantagens do SRT é a sua compatibilidade com a maioria dos programas disponibilizados para a leitura de vídeos, além de ser aceito em diferentes formatos de material, como MP4, AVI, FLV etc.
Os programas mais conhecidos para abrir arquivos SRT
Se você é um consumidor nato de conteúdo digital, provavelmente está na internet antes mesmo de as plataformas de streaming virarem febre. Até tempo atrás era comum que as pessoas baixassem conteúdos para assistir no computador, portanto, você provavelmente já se deparou com alguns programas clássicos para abrir suas séries e filmes preferidos.
Algumas plataformas oferecem recursos que comportam a leitura de diferentes formatos de material, sejam eles vídeos ou áudios. Um dos precursores foi o famoso Windows Media Player. Quem aí não lembra de criar playlists e pastas no próprio computador para ouvir suas músicas preferidas? Ele também lia diversos formatos de vídeo.
Hoje há uma vasta lista de programas disponíveis para ler arquivos de vídeo, e em todos eles os arquivos SRT são aceitos como extensão para ler as legendas. São eles:
- VLC;
- KMPlayer;
- MPlayer
- BS.Player.
Como ler um arquivo SRT no computador
Você pode abrir o arquivo para leitura ou edição com programas como: Bloco de Notas, Office Word e WordPad.
Ao se deparar com um arquivo SRT, você provavelmente notará um padrão de formato, mais ou menos, dessa forma:
1
00:00:01,000 –> 00:00:02,000
Oi, Fulano, como vai?
2
00:00:03,000 –> 00:00:04,000
Tudo bem! E você?
3
00:00:05,000 –> 00:00:06,000
Bem também! Ansioso para o nosso passeio.
É possível observar o começo e o fim de cada fala. O trecho: “Oi, Fulano, como vai?” é apresentado como a primeira fala do vídeo. Note que após a fala é apresentada uma nova sentença separada para delimitar o espaço entre as duas e separar as frases que acompanharão o áudio original do vídeo.
As frases seguintes seguem o mesmo padrão, gerando assim uma legenda completa para o vídeo que a acompanhará. Note que o formato de tempo é dividido sempre no mesmo padrão: HH:MM:SS,NNN, sendo HH é igual a horas, MM é igual a minutos, SS é igual a segundos e NNN é igual a milissegundos.
Como editar e alterar palavras em arquivos SRT?
Como você pode observar, abrir um arquivo SRT é bastante simples. Mas e para quem quer alterá-lo? Lembre-se que é preciso seguir alguns padrões para que, após concluído, o arquivo seja lido por diversas plataformas sem apresentar falhas.
Por isso, existem alguns critérios que você deve se atentar na hora de criar seus arquivos SRT ou mesmo para editar materiais já prontos que você baixar da internet. Confira o passo a passo que criamos para você analisar a melhor forma de editar um material já produzido.
- Escolha um programa de edição da sua preferência – Bloco de Notas, Office Word, WordPad etc.;
- Abra o arquivo SRT. Você notará como é bastante simples de ser lido. Cada fala acompanha um tempo que é apresentado no formato de horas:minutos:segundos,milissegundos;
- Edite as partes do texto que achar conveniente, mas tome cuidado para não afetar a configuração geral do arquivo, por exemplo: as linhas que dividem o início e fim da fala, e as setas que indicam passagem de tempo;
- Salve o arquivo no formato SRT para que os players identifiquem a legenda assim que foram abertos em conjunto;
- No momento de salvar o arquivo, atente-se para a aba “Salvar como”. É importante que você altere a opção “salvar como tipo” por “todos os arquivos”;
- Se a legendagem acompanhar um vídeo em inglês, a codificação deve ser salva no formato “ANSI”. Já para outros idiomas é utilizado “UTF-8”.
Como aplicar o arquivo SRT no meu vídeo
Agora que você já sabe abrir, ler e editar um arquivo SRT no computador, nada melhor do que colocar as técnicas em prática. Se você é produtor de conteúdo e não tem o costume de legendar seus vídeos, saiba que essa é uma excelente oportunidade de atrair público de diferentes lugares do mundo e expandir a sua audiência.
Nós já apresentamos aqui no blog os 5 melhores programas para legendar vídeos disponíveis hoje na internet. Com eles, é possível ampliar o alcance dos seus vídeos ou mesmo contribuir para a legendagem de conteúdos online que não estejam disponíveis na língua portuguesa.
Antes de mais nada, você precisa definir se o seu vídeo será disponibilizado para download e lido diretamente no computador ou se ele será hospedado em alguma plataforma de vídeo online. Atualmente é quase inimaginável pensar em reprodução de conteúdo que não seja feita online, afinal, é mais acessível e prático e não exige que o consumidor baixe o conteúdo. Há diversas plataformas de vídeo para além do Youtube, como o Vimeo e o Twitch.
Como aplicar o SRT no Youtube
O Youtube é hoje a plataforma mais famosa para a reprodução de vídeos online. É possível encontrar milhares de conteúdos de diversos segmentos, mas há um padrão importante a observar: os vídeos disponibilizados com legendas são os com maior engajamento! E o motivo é óbvio: quanto mais acessível seu conteúdo, maior o alcance. Por isso as legendas fazem toda a diferença.
O Youtube disponibiliza duas maneiras de legendar os vídeos na sua plataforma: você pode optar por inserir as legendas pelo próprio aplicativo ou criar o arquivo SRT e depois transferi-lo. Como estamos falando especificamente da legenda embutida, vamos nos atentar a ela.
- Faça login na sua conta do Youtube e acesse o vídeo que deseja legendar;
- No canto direito da tela de vídeo, clique na engrenagem e depois em “Legendas/CC”;
- Selecione o idioma da legenda e então escolha a opção “Enviar Arquivo”;
- Selecione o arquivo SRT criado no seu computador e então clique em “Enviar”;
- Após a ferramenta incorporar a legenda, você pode ainda fazer alterações e ajustá-la conforme a preferência;
- Quando o carregamento finalizar, clique em “Publicar”.
Saiba mais: Como inserir legendas no Youtube: passo a passo, vantagens e dicas.
Em outras plataformas
Não pense que o Youtube é a única opção de site que disponibiliza a ferramenta de legendagem hoje em dia. O Facebook possui um tutorial bem detalhado para quem quer adicionar legendas aos seus conteúdos na plataforma.
Já o Instagram, a rede social queridinha do momento, não possui um recurso próprio de legendagem dos conteúdos, mas você pode utilizar aplicativos complementares para implementá-las, como o Veme.ly, que aceita arquivos SRT.
A legendagem de vídeos é uma ferramenta cada vez mais utilizada na internet por quem propaga e consome conteúdos. Independentemente da maneira que você optar para editar e subir seus arquivos SRT, é um processo simples que fará toda a diferença para quem trabalha na área ou quer expandir as oportunidades na internet.
Você pode trabalhar como youtuber ou mesmo contribuinte de um site de legendas para séries e filmes, e até mesmo traduzir conteúdos internacionais para incluir em cursos e materiais didáticos. Há uma vasta lista de opções para desenvolver seu talento nessa área, basta farejar as oportunidades certas e colocar a mão na massa.
Gostou das nossas dicas? Que tal começar a criar e editar seus arquivos SRT hoje mesmo?
Já conhece a Transcrito Já?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a melhor forma de utilizar os arquivos SRT, que tal conhecer os serviços oferecidos pela Transcrito Já?
Entre em contato conosco! Estamos sempre prontos para lhe atender.
Para receber mais conteúdos e dicas, não esqueça de seguir Transcrito Já no Instagram e no Facebook.