O hábito de ler é importante, mas devido à vida corrida das pessoas, muitos não conseguem dedicar parte do tempo para a leitura. A solução encontrada foi se adaptar à modernidade e o tempo disponível dos leitores.
Então, com o crescimento dos celulares e tablets, o mercado de ebooks também se expandiu. Nesse post, apresentaremos 5 ferramentas para criar ebooks.
Mas o que são ebooks? Abreviação de “eletronic books” (Livros eletrônicos), são publicações que podem vir em diversos formatos, como PDF, EPUB, entre outros, e pode ser lido em diversos dispositivos, como celulares, tablets ou computadores.
A criação de ebooks pode ser muito positiva para um empreendimento, já que movimenta o mercado digital e traz um lucro significativo, pois há economia de papel, presente nos livros “convencionais”. Já falamos sobre os congressos, seja ele qual for, em que criar ebooks é de extrema importância!
As empresas podem criar ebooks para apresentar seus produtos ou serviços, atrair novos clientes ou até mesmo utilizar de forma interna, treinando funcionários. É, portanto, um investimento válido para qualquer empresa.
As 5 ferramentas para criar ebooks
1-Livros Digitais
A primeira ferramenta para criar ebooks é a “Livros Digitais”, plataforma online gratuita, desenvolvida pelo Instituto Paramitas. A principal vantagem é não possuir a necessidade de instalação de qualquer tipo de programa no computador.
Para utilizar “Livros Digitais”, basta se cadastrar rapidamente no site e assim, terá acesso à área de criação e publicação. A plataforma é rica e intuitiva, possui diversas ferramentas para criar o ebook, onde o usuário pode personalizar o design e a capa da forma que desejar.
Para a publicação do ebook, é possível escolher o formato: em arquivo de web (o livro fica disponível em um endereço online, com um link compartilhável), HTML (disponível em navegadores e leitores de HTML on e offline) e em PDF, o formato de leitura mais utilizado atualmente, que permite impressão e compartilhamento via e-mail.
2-Papyrus
A segunda ferramenta para criar ebooks também é online e disponível em português. Para utilizar o “Papyrus”, basta se cadastrar e iniciar a criação dos ebooks. Aqui também é possível customizar o ebook da forma que o usuário desejar a partir de uma lista de capa e fontes pré-definidas. Além disso, o autor do ebook pode inserir links e imagens.
Um diferencial do “Papyrus” é a funcionalidade para importar tanto texto quanto imagens a partir de URLs. Isso permite, por exemplo, transformar um blog em livro.
Publicando o ebook, a obra fica disponível em um link que pode ser compartilhado. O “Papyrus” oferece formas diferentes de disponibilizar o material para download: gratuitamente, em dinheiro (para assinantes do plano profissional) e com pagamento social (compartilhando um post de divulgação em redes sociais para poder fazer o download).
Os formatos disponíveis nessa plataforma são PDF, EPUB e kindle.
3-My Ebook Maker
O “My Ebook Maker”, também online e gratuito, tem como objetivo criar ebooks no formato EPUB. Após a realização do cadastro, o usuário começa sua produção com a capa, inserindo título, autor e, caso queira, imagem. Depois disso, a produção dos capítulos acontece em páginas diferentes, semelhante ao Microsoft Word.
A diferença dessa ferramenta para as outras é como a obra será disponibilizada no final do processo. No “My Ebook Maker”, a obra não fica disponível online e deve ser baixada e compartilhada pelo próprio autor. O formato, claro, é o EPUB, que é considerado o mais utilizado pelos leitores de ebooks.
4-Book Builder
Essa opção de ferramenta para criar ebooks é um pouco diferente das demais, pois é voltada especificamente para os professores, oferecendo recursos pedagógicos variados, inclusive para alunos com algum tipo de deficiência.
A desvantagem do “Book Builder” é o visual mais antigo e um pouco lento, mas compensa ao ter uma plataforma intuitiva e interativa.
Com o glossário atrelados à livros, o conteúdo pode ser composto por imagens, áudios, textos e links. Além disso, há um recurso que permite que o texto seja lido por um áudio.
Ainda é possível incluir “assistentes”, ou seja, personagens que tem como função apoiar o leitor. Funciona da seguinte forma: o professor escolhe um nome, figura, voz (pode ser feminina ou masculina) e atribui um texto para sua criação em cada página do ebook. Quando o leitor clica no assistente, o texto é lido pela voz escolhida.
Os ebooks criados ficam disponíveis para leitura online, podem ser baixados e até imprimidos. O professor que desejar, pode também publicar na Biblioteca Pública (um acessível banco de dados).
5-Youblisher
A última dica de ferramenta para criar ebooks é o “Youblisher”, que é uma ferramenta de fácil utilização. O objetivo é permitir que o usuário transforme diversos arquivos, como revistas, livros, apresentações de negócios e outros arquivos PDF em publicações com “páginas folheáveis”
Isso significa que o leitor pode imitar o movimento de folhear as páginas, como faria com uma versão física, mas em um ebook.
A divulgação do ebook também é feita pelo compartilhamento da URL disponibilizada. Tudo fica armazenado no próprio site de serviço.
Gostaram das dicas? Mande sugestões, críticas, elogios e fique ligado nos próximos posts!
Já conhece a TranscritoJá?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre as ferramentas para criar ebooks, que tal conhecer os serviços oferecidos pela Transcrito Já?
Entre em contato conosco! Estamos sempre prontos para lhe atender.
Para receber mais conteúdos e dicas, não esqueça de seguir a Transcrito Já no Instagram e no Facebook.